PROJETOS DE BOLSISTAS DO PIBID E PROESD SÃO APRESENTADOS EM CONGRESSO NO MÉXICO

Na noite de segunda-feira,16, no Auditório do Campus 2 da Unoesc em Joaçaba, aconteceu a Cerimônia de certificação dos trabalhos apresentados no 10º Congresso da Rede Euroamericana de Motricidade Humana, realizado na Universidade Autônoma de Chihuahua (UACH), no México, entre os dias 13 e 15 de setembro. A solenidade foi realizada junto ao 3º Encontro de Egressos e do 4º Seminário Interno de Socialização das atividades de pesquisa e Internacionalização do Curso de Educação Física.

A entrega dos certificados engrandeceu todo o esforço dos acadêmicos, egressos e professores no desenvolvimento dos trabalhos. Ao todo, foram apresentados na sessão científica do Congresso no México, 25 trabalhos da Unoesc, em formato de pôster, e ministradas três oficinas. Também foram publicados no livro de memórias do Congresso nove artigos completos e 45 resumos de atividades de extensão e graduação dos cursos de Educação Física de Joaçaba e Xanxerê, e Medicina, bem como do Pibid e Proesde, e do Mestrado em Biociências e Saúde, demonstrando a integração entre os cursos de graduação e o mestrado da Unoesc na publicação de trabalhos.

Rosana Carolina Lourenço da Rosa, egressa do curso de Educação física e que recebeu um dos certificados internacionais, ressaltou o quanto as experiências vivenciadas na Unoesc contribuíram em sua preparação para o mercado de trabalho.

—  Participei de vários projetos viabilizados por meio dos programas de pesquisa PIBID e Proesde e vejo o quanto essas experiências foram valiosas no desenvolvimento de várias competências. E é buscando ir além que pretendo nos próximos anos ingressar no mestrado, —  comentou a egressa.

Outro egresso do Curso, Willian Moreira Costa, também falou aos presentes. Ele contou como foi sua vivência ao participar de uma mesa redonda sobre lesões no basquete durante o congresso internacional.

—  Saí da graduação há dois anos, estou terminando a especialização e pude estar lá junto com tantos profissionais de renome e enorme conhecimento. Foi uma experiência incrível que me fez perceber que se ainda não sou como eles, estou seguindo pelo mesmo caminho — contou Willian.

E foi com base nas experiências apresentadas no encontro, que coordenadora do curso de Educação Física Elisabeth Baretta, motivou os acadêmicos presentes.

— Muitas oportunidades como essa são possíveis por meio do setor de mobilidade acadêmica. Gostaríamos de compartilhar com vocês para que vivenciem. Elas possibilitam um crescimento acadêmico e pessoal muito grande —  destacou Elisabeth.

 

PROFESSORES NA REDE EUROAMERICANA DE MOTRICIDADE HUMANA

Durante a cerimônia, foram entregues também as placas de investidura aos cargos ocupados pelos professores da Unoesc na Rede Euroamericana de Motricidade Humana (IHMN), sendo a de Secretário Geral para o Doutor Rudy Jose Nodari Junior, a de Coordenadora de Comunicação para a Mestre Elisabeth Baretta e a de Chanceler da rede, para a Mestre Gracielle Fin.

O doutor Rudy Jose Nodari Junior, recebeu ainda, uma menção honrosa, por suas pesquisas desenvolvidas no âmbito da Dermatoglifia.

—  Através da Rede Euroameircana de Motricidade Humana os professores têm construído importantes relações de internacionalização e isso agrega para toda a instituição, em especial aos estudantes, que podem usufruir da imagem que a universidade está tendo fora do país. Estou muito orgulhosa —  afirmou a Diretora da Agência de Inovação e Relações Institucionais (AGIR), Jéssica Romeiro Mota.

 

Fonte: Site Unoesc